OTOPLASTIA

Apesar da cirurgia poder ser efetuada em crianças, o tratamento na idade adulta é também bastante comum. Em crianças, a idade ideal para se fazer esta cirurgia, é a partir dos 6 a 7 anos, (denominada idade pré-escolar),período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica, devido as brincadeiras feitas por parte de outras crianças, geralmente colegas de escola.

A otoplastia é a cirurgia para correção de deformidades na orelha.

 

Estas podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a "orelha-de-abano".

 Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, têm papel preponderante no estabelecimento de alterações na forma da orelha.

 A indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por auto-indicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, e que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso.

Rua Manoel da Nobrega, 1624 |  (11) 3885-0044 | (11) 99611-4395

ricardotoshio@terra.com.br